MTC

A Medicina Tradicional Chinesa é uma filosofia de vida praticada há milhares de anos. Um estudo milenar baseado no TAO que explica o fluxo de energia vital do organismo humano. A energia, segundo a MTC, possui duas forças opostas que se complementam, o Yin e Yang presentes em todos os órgãos do corpo humano. A presença dessas duas polaridades é necessária. O equilíbrio entre o balanço do Yang e do Yin é responsável pelo bem estar do corpo e bom funcionamento da força vital.

Este equilíbrio também tem influencia sobre o campo emocional, uma vez que existe a a interação das emoções com o corpo físico e vice-versa. Nenhuma pessoa está isenta de ter um desequilibro em uma ou mais emoções. E este desequilíbrio pode afetar as funções dos órgão correspondentes.
Por exemplo, a raiva pode provocar desequilíbrios no fígado, assim como desequilíbrios do figado podem provocar sintomas de raiva. Órgão e emoção atuando.

Aliada ao tratamento psicológico, psicoterápico, o tratamento pode ser mais eficaz quando se dá atenção ao orgânico. E a atenção à saúde física complementa a saúde emocional. Pois o ser humano é um todo que tem que ser cuidado e não uma parte que anda sozinha.
Não é a medicina convencional, mas uma alternativa a mais para olhar o ser humano total e não fracionado.

A Medicina Tradicional Chinesa aplicada as emoções auxilia nessa integração do todo: corpo emocional,espiritual e físico em equilíbrio.





Voltar